Real Fábrica Veiga
Para além do edifício da Real Fábrica de Panos, a Universidade da Beira Interior dispõe ainda de outro edifício histórico, a Real Fábrica Veiga, que foi arquitectonicamente intervencionada com a finalidade de nela se instalar um novo núcleo museológico, a sede do Museu e o Centro de Documentação/Arquivo-Histórico.
Trata-se de um imóvel em cantaria de granito, situado junto à Ribeira da Goldra, na Covilhã, mandado construir por José Mendes Veiga, cuja actividade empresarial decorreu entre finais do séc. XVIII e inícios do séc. XIX.
Este novo núcleo apresenta a evolução tecnológica ocorrida no campo dos lanifícios, durante os séculos XIX e XX. Para o efeito, e de acordo com o programa e projecto museológicos elaborados, foi reunido um significativo espólio fabril.
Em Abril de 2005, foi inaugurado o complexo remodelado da Real Fábrica Veiga/Centro de Interpretação dos Lanifícios, com as valências de sede do Museu, Núcleo Museológico da Industrialização dos Lanifícios (sécs. XIX-XX) e Centro de Documentação/Arquivo Histórico.
Este Núcleo Museológico encontra-se aberto ao público desde 17 de Maio de 2011, data em que foi oficialmente inaugurado.
Consulte Planta do Núcleo da Real Fábrica Veiga.