PT | EN

NOITE DOS MUSEUS E DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS

Museus e Turismo | 17 e 18 de Maio de 2009

Em 17 e 18 de Maio, o Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior associa-se à comemoração de dois eventos a nível internacional: o Dia Internacional dos Museus, promovido pelo ICOM (UNESCO), e a Noite dos Museus, promovida pelo Ministério da Cultura e das Comunicações de França, oferecendo uma série de iniciativas destinadas ao público em geral.

NOITE DOS MUSEUS | 17 de Maio

O tema proposto pelo ICOM para o Dia Internacional dos Museus de 2009 é "Museus e Turismo", e as actividades destinadas à Noite dos Museus conjugam-se com o tema e proporcionam uma oferta cultural especial.

O programa das actividades promovido pelo Museu de Lanifícios abrange percursos pedestres, visitas guiadas às exposições permanentes, sessões de abertura de exposições temporárias de artes plásticas e de instalações têxteis e concertos de música.

Itinerários Pedestres (Serra da Estrela)

  • 10h00 - 14h00 - Itinerário «Penhas da Saúde - Varanda dos Pastores» Ver cartaz [pdf]

Concentração (09h00) - Núcleo da Real Fábrica Veiga (Calçada do Biribau, Covilhã)

Partida (10h00) - Penhas da Saúde, junto ao Café Lindeza

Percurso - Pedestre (Penhas da Saúde, Lago Viriato, Piornos, Cascalvo, Alto da Pedrice, Varanda dos Pastores)

Duração - Ca. 3 horas + 1 hora de almoço

Distância - 10 km

Grau de dificuldade - Médio

Inscrições - Inscrição até ao dia 14 de Maio, no Museu de Lanifícios da UBI

18h00-18h30 - Inauguração da Exposição Temporária «Colectiva 4» - Pintura, Desenho, Fotografia e Vídeo, por Olga Alves, Cecília Paulo Rato, Maria João Alves e Raquel Paulo Rato

Real Fábrica Veiga 

  • 18h30-19h00 - Inauguração da Instalação «Lã, Linho e Seda», por Valérie Saudan Correia e Luís Vaz
  • 19h00-19h30 - Apresentação do Projecto «As Máquinas Mudaram a Arte», por Magda Henriques; organização de Quarta-Parede - Associação de Artes Performativas da Covilhã
  • 19h30-20h00 - Concerto Musical, por EPABI - Escola Profissional de Artes da Covilhã
  • 20h00 - Porto de Honra

DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS | 18 de Maio

Real Fábrica de Panos

  • 09h30-18h00 - Visitas guiadas ao Núcleo das Tinturarias da Real Fábrica de Panos (Entrada gratuita) - Exposição Temporária «Nómadas» - Trabalhos Experimentais com Lã, de María Jesús Manzanares

Itinerários Pedestres (Covilhã - Cidade Fábrica)

  • 15h00-17h00 - Itinerário «Rota da Covilhã - Cidade Fábrica - Percurso da Ribeira da Carpinteira» Ver cartaz [pdf]

Concentração (15h00) - Núcleo da Real Fábrica de Panos (Rua Marquês d'Ávila e Bolama, Covilhã)

Partida (15h30) - Râmolas de Sol do Museu de Lanifícios da UBI (Sítio do Sineiro, Covilhã)

Percurso - Pedestre

Duração - 2 horas

Distância - 4 km

Grau de dificuldade - Baixo

Inscrições - Inscrição até ao dia 14 de Maio, no Museu de Lanifícios da UBI

Real Fábrica Veiga

  • 17h30 - Lanche-convívio
  • 17h30-19h00 - Exposição Temporária «Colectiva 4» - Pintura, Desenho, Fotografia e Vídeo, por Olga Alves, Cecília Paulo Rato, Maria João Alves e Raquel Paulo Rato
  • 18h00 - Concerto Musical, por EPABI - Escola Profissional de Artes da Covilhã

Local - Núcleos da Real Fábrica Veiga e da Real Fábrica de Panos

Condições de acesso - Entrada livre

 

WORSHOP «A transumância e o pastoreio na Serra da Estrela»

Centro de Interpretação da Torre - Serra da Estrela | 19 de Setembro

O Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior participa, enquanto entidade formadora, no Workshop «A transumância e o pastoreio na Serra da Estrela», no dia 19 de Setembro, entre as 10h00 e as 18h00, na Serra da Estrela.

PROGRAMA

10h00 - Encontro no Centro de Interpretação da Torre - Serra da Estrela

10h30-12h30 - Componente teórico-prática (enquadramento geográfico; abordagem histórica; evidências patrimoniais; sobrevivências e reminiscências do pastoreio na actualidade)

12h30-14h30 - Paragem para almoço

14h30-18h00 - Percurso pedestre orientado por dois formadores/guias do Museu de Lanifícios da UBI.

CONDIÇÕES DE INGRESSO

Grupos de 8 a 15 participantes.

Preços

90€/pax - Inclui uma noite em Hotel de 4****, jantar de sábado, pequeno-almoço de domingo, formadores, seguros, IVA.

45€/pax - Inclui formadores, seguros, IVA.

INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES

Contacto - TURISTRELA, SA - Ambiente e Turismo de Natureza (e-mail - fernando.romao@turistrela.pt | telem. - 918 770 682 | URL: http://www.ambiente.turistrela.pt).

Forma de pagamento - Indicar o nome e contacto por e-mail e telemóvel e proceder ao pagamento de 50% do valor da inscrição, até 15 dias antes, para o NIB 001 000 001 628 743 000 159, do BPI, e enviar comprovativo de transferência para o e-mail indicado, com informação da actividade a que se inscreve.

ORGANIZAÇÃO DE:

TURISTRELA, SA - Ambiente e Turismo de Natureza

COM O APOIO DE:

Museu de Lanifícios da UBI

DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS

Património e Ciência, em 18 de Abril 

O Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior associa-se às comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, a realizar em 18 de Abril, tendo o ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios) elegido para 2009 o tema estruturante Património e Ciência, com o objectivo de “proporcionar uma reflexão sobre o papel da ciência e da tecnologia no património cultural e, ainda, de incentivar a discussão sobre os potenciais benefícios da ciência no futuro no tocante à salvaguarda e à conservação do património”.

Programa do Museu de Lanifícios:

  • 15h00-15h45 A intervenção de conservação e restauro da Área Arqueológica da Real Fábrica Veiga (Núcleo museológico e Centro de Interpretação dos Lanifícios | Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior)
    Visita orientada ao local por Arqueohoje – Finding our Future
  • 16h00-16h30 A aplicação dos sistemas de informação geográfica (SIG) à inventariação do património: o caso do inventário do património industrial e das vias pecuárias da Beira Interior
    Palestra proferida por Elisa Calado Pinheiro - Museu de Lanifícios da UBI
  • 16h30-17h30 Sistemas de imagem espectrais em pinturas artísticas: uma revisão dos princípios e das técnicas
    Palestra proferida pelo Prof. Doutor Paulo Fiadeiro – Faculdade de Ciências da UBI | Departamento de Física (Unidade de Detecção Remota) / Centro de Óptica

Local: Museu de Lanifícios da UBI | Núcleo da Real Fábrica Veiga (Calçada do Biribau, Covilhã)

Condições de acesso: Entrada livre

CAVALGANDO PELA ROTA DA LÃ – POR TERRAS PORTUGUESAS

22 de Março

No âmbito do Projecto Rota da Lã-TRANSLANA (Programa INTERREG III-A Portugal- Espanha, FEDER), para além de outras finalidades, teve-se por objectivo a criação de uma rota turística, a Rota da Lã TRANSLANA, envolvendo a Beira Interior, em Portugal, e a província da Extremadura, em Espanha, com base no reconhecimento das vias pecuárias e da transumância e do património industrial das regiões envolvidas.

Foi empreendido um trabalho de investigação rigoroso, com recurso aos Sistemas de Informação Geográfica e à inventariação do património industrial, que deu lugar à publicação de uma obra, em dois volumes, a ser apresentada ao público proximamente.

Este Projecto, liderado pela Universidade da Beira Interior, através do Museu de Lanifícios, na qualidade de chefe de fila, teve, em Portugal, como parceiros o Instituto de Conservação da Natureza/Parque Natural da Serra da Estrela, como associados a Câmara Municipal da Covilhã e a Região de Turismo da Serra da Estrela, e, em Espanha, o Consorcio Museo Vostell (Malpartida de Cáceres) e a TAGUS-Asociación para el Desarrollo de la Comarca Tajo-Salor-Almonte.

Assinalando o encerramento deste projecto, em finais de Março, a Federación de Asociaciones Ecuestres del Tajo, que integra todas as associações equestres da Comarca Tajo-Salor-Almonte, decidiu proceder à inauguração do itinerário transfronteiriço desta Rota, percorrendo-a integralmente a cavalos nos dias 21 e 22 de Março.

Uma comitiva de cerca de 40 cavaleiros, iniciou o percurso em Malpartida de Cáceres, finalizando-o na Covilhã, no Museu de Lanifícios da UBI, no dia 22 de Março, sendo acompanhados por diversos meios de comunicação social. Chegaram à Covilhã, por volta das 12h00, dirigindo-se ao Museu de Lanifícios da UBI para ali fazer a entrega simbólica de um velo de lã lavada, proveniente de Malpartida de Cáceres.

Trata-se de recuperar a memória histórica de um trajecto associado ao negócio das lãs realizado entre o Lavadero de Lanas de Los Barruecos e diversas fábricas da Covilhã, de entre as quais se distingue a Real Fábrica Veiga, actualmente do Museu de Lanifícios da UBI, como era usual ser feito durante o séc. XIX.

Os Dias da UBI

O Museu de Lanifícios da UBI participa na 12ª edição de OS DIAS DA UBI, iniciativa destinada a divulgar as capacidades técnicas, científicas e culturais da UBI junto da comunidades, através da apresentação de exposições, conferências, experiências em laboratórios, tecnologias computacionais e multimédia e de vistas guiadas aos diversos sectores e Departamentos da Universidade da Beira Interior.

O Museu de Lanifícios da UBI participa nesta iniciativa com o seguinte programa:

Real Fábrica de Panos

Visitas orientadas ao núcleo museológico das tinturarias oitocentistas da Real Fábrica de Panos, manufactura de Estado, fundada pelo Marquês de Pombal em 1764.

Horário: Das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00
Local: Rua Marquês d’Ávila e Bolama, Covilhã

Real Fábrica Veiga

OFICINA | ATELIÊ TÊXTIL:

Oficina Das ovelhas à lã – Visita à Área Pastoril do Museu e execução de trabalhos oficinais em fibra de lã natural destinada ao público infantil (5 a 12 anos)

Oficina A arte de tecer – Execução de trabalhos de tecelagem em teares manuais destinada a um público juvenil (13 a 18 anos)

Marcação prévia para grupos até 20 pessoas
Horário: Das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h30
Local: Calçada do Biribau, Covilhã

EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS:

Exposição «Matemática em Jogo», constituída por um conjunto de painéis informativos e kits de jogos e jogos matemáticos de tabuleiro, destinada a crianças e jovens dos ensinos básico e secundário, promovida pelo Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa / Centro Cultural de Belém.

Marcação prévia para grupos até 20 pessoas
Horário: Das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h30
Local: Calçada do Biribau, Covilhã

AUDITÓRIO

Projecção de 9 filmes subordinados ao tema A lã - um património vivo

Marcação prévia para grupos até 50 pessoas
Horário: Das 10h00 às 12h00 e das 14h30 às 17h00
Local: Calçada do Biribau, Covilhã

CICLO DE CINEMA:
A LÃ E O HOMEM
DIA 10 e 1 de Março (10h00 – 12h00 / 14h30 – 17h00)

  • “Uma tosquia de qualidade”
    Trad. do orig.: Un toison de qualité
    Ca. 14 min., com locução em português
    © A.T.E.L.I.E.R., França, 1999
  • “A lã na Europa: um património vivo”
    Trad. do orig.: La laine en Europe: un patrimoine vivant
    Ca. 17 min., com locução em português
    © A.T.E.L.I.E.R., França, 1999
  • “A lã e o homem - velha história, nova aventura”
    Trad. do orig.: La laine et l’homme, vieille histoire, nouvelle aventure
    Ca. 26 min., com locução em português
    © A.T.E.L.I.E.R., França, 1999
  • “O fabrico do queijo: método artesanal”
    Ca. 4 min.
    © Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior, 2006
  • “As rotas da transumância” Ca. 14 min.
    © Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior, 2006

DA FIBRA AO TECIDO
DIA 12 de Março (10h00 – 12h00 / 14h30 – 17h00)

  • “Processo de lavagem e penteação”
    Ca. 50 min., com locução em português
    © CREA/UBI, 1993 “Confecção de vestuário”
    Ca. 30 min., com locução em português
    © CREA/UBI, 1993
    “Fibras sintéticas”
    Ca. 30 min., com locução em português
    © CREA/UBI, 1993
    “Controlo de qualidade”
    Ca. 30 min., com locução em português
    © CREA/UBI, 1993
    Mais informações e inscrições: www.diasdaubi.ubi.pt