PT | EN

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

18 de abril de 2025

Património Resiliente Face às Catástrofes e Conflitos

 

No próximo dia 18 de abril, celebra-se mais um Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, com um tema bastante atual proposto pelo ICOMOS “Património resiliente face às catástrofes e conflitos”.

Com o ICOMOS a celebrar o seu 60º aniversário em 2025, as celebrações do DIMS 2025 centrar-se-ão, por conseguinte, nos 60 anos de ações do ICOMOS em relação à salvaguarda do património sob ameaça de catástrofes e conflitos, bem como nos seus objetivos futuros em matéria de prevenção, atenuação, preparação, resposta a emergências e recuperação que podemos adotar para a salvaguardar o património em tempos de crise. 

A Universidade da Beira Interior tem sido um exemplo na reabilitação e preservação do património industrial da Covilhã, readaptando antigos edifícios fabris para fins de ensino e investigação. O Museu de Lanifícios integra esse esforço, estando instalado em edifícios históricos como a Real Fábrica de Panos, classificada como Imóvel de Interesse Público em 1982. As intervenções realizadas respeitaram a integridade histórica e arquitetónica dos espaços, promovendo a preservação e valorização do património industrial da região.

Neste âmbito, o Museu de Lanifícios apresenta uma programação dedicada à temática das Invasões Francesas (1807-1811), com visitas guiadas especializadas sobre este conflito importante da história de Portugal e a divulgação histórica do impacto das invasões na Covilhã, particularmente na Real Fábrica de Panos.

As visitas guiadas irão decorrer no núcleo da Real Fábrica de Panos, no dia 17 de abril (quinta-feira), pelas 16h, e no dia 19 de abril (sábado), pelas 11h e 16h. As visitas temáticas serão orientadas por Diogo Fonseca, com o apoio, no primeiro dia, de um investigador do projeto REVIVE.

A participação é gratuita, mas necessita de inscrição prévia pelo telefone 275 241 411 (Rede fixa nacional) ou pelo e-mail muslan@ubi.pt.