PT | EN

Dia Internacional dos Museus 2022

O Poder dos Museus

18 Maio 2022   

 

Este ano, o tema proposto pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), promotor do evento a nível mundial, é "O Poder dos Museus" e visa demonstrar o impacto positivo destes espaços culturais num mundo em mudança, quando o impacto económico, político e social da guerra na Ucrânia se junta aos efeitos da pandemia da COVID-19. O objetivo, segundo o ICOM, “destacar o poder transformador dos museus e o seu importante papel na construção de um futuro melhor” (ICOM, 2022). De facto, estas instituições podem usar recursos humanos e patrimoniais para produzir mudanças positivas na sociedade e nas comunidades onde se inserem. É o mote para promover, junto da sociedade, "uma reflexão sobre o papel dos museus no seu desenvolvimento" (DGPC).

Em Portugal, dezenas de entidades respondem ao repto da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), para que os museus nacionais e da rede portuguesa criem programações especiais para estas datas, que passaram a ter uma oferta presencial e online.

Com atividades gratuitas presenciais e on-line, este ano oferecemos entradas livres e visitas guiadas aos núcleos do Museu e ao património industrial da ribeira da Goldra na «Covilhã, Cidade Fábrica», bem como uma oficina on-line sobre “O ciclo da lã” e exposições temporárias para todos os públicos e idades. O programa comemorativo do Museu de Lanifícios proporciona deste modo aos seus visitantes a fruição de uma experiência cultural diferente. Um dia especial para comemorar o papel dos museus no desenvolvimento das comunidades e da sociedade em geral.

PROGRAMA

// 10h00-13h00 / 14h00-18h00

Da manufactura à industrialização dos lanifícios | Visitas livres às Reais Fábricas da Covilhã (Real Fábrica de Panos e Real Fábrica Veiga) para todas as idades.

Também poderá desfrutar das seguintes exposições temporárias na Real Fábrica Veiga:

// 11h00 e 15h00

Da manufactura à industrialização dos lanifícios | Visitas guiadas às Reais Fábricas da Covilhã (Real Fábrica de Panos e Real Fábrica Veiga) para as famílias e o público em geral.

Com início na Real Fábrica de Panos (Rua Marquês d'Ávila e Bolama) e conclusão na Real Fábrica Veiga (Calçada do Biribau), tem a duração 1h30-2h.

Não é necessário inscrição prévia.

// 15h00-15h30 (30 min.)

Oficina on-line “O Ciclo da Lã” (via Zoom) para todas as idades.

É necessário inscrição prévia para o e-mail muslan@ubi.pt.

//16h00-17h00

Itinerário cultural da Covilhã, Cidade-Fábrica

Percurso pedestre pelo Património Industrial da Ribeira da Goldra > Com início na Real Fábrica de Panos e conclusão na Real Fábrica Veiga, tem a duração de 1h e percorre-se uma distância de c. 2 Km.

É necessário inscrição prévia para o e-mail muslan@ubi.pt.

//17h00-18h00

Exposição coletiva de trabalhos artísticos

Janela da Diversidade | Doutorandos do 2º ano em Media Artes (UBI) e a coordenação de Francisco Paiva e Manuela Penafria (Departamento de Artes da FAL/UBI) Saiba +

 

Cartaz DIM2022 do ICOM

Saiba + sobre as atividades do DIM2022 Portugal aqui.

 

Para mais informações e inscrições

E-mail: muslan@ubi.pt

Tel.: 275241411 / 275241410