PT | EN

 

 Dia Internacional dos Museus

O Futuro dos Museus: Recuperar e Reimaginar

18 de maio de 2021

 

Com o tema "O Futuro dos Museus: Recuperar e Reimaginar", em 2021, o Dia Internacional dos Museus tem em conta a missão social dos museus e a nova realidade associada à atual pandemia. "Os museus têm um importante papel em liderar a mudança. É urgente repensar a sua relação com as comunidades e experimentar novos modelos de fruição cultural e reafirmar o valor essencial dos museus para a construção de um futuro justo e sustentável." (DGPC, 2021).

Este dia festivo será assinalado no Museu de Lanifícios com entradas livres e gratuitas aos seus espaços museológicos, Núcleos da Real Fábrica de Panos e da Real Fábrica Veiga, entre as 10h-13h e as 14h30-18h, bem como visitas guiadas gratuitas às 11h e às 15h. Também se promove um Percurso pedestre pelo Património Industrial da Ribeira da Goldra, um itinerário da Covilhã, Cidade-Fábrica, a partir da Real Fábrica de Panos, às 10h30. Nesta data, conta-se ainda com a realização do Seminário On-Line Museu Expandido (via Zoom), com Luís Jorge Gonçalves, Jorge dos Reis, Regina Gouveia e Rita Salvado, com a mediação de Francisco Paiva, diretor executivo da candidatura da Covilhã "A Cidade Criativa da UNESCO", em Design.

 

Seminário On-line (via Zoom)

Museu Expandido

18 de maio de 2021 | 15h00 - 16h00

https://videoconf-colibri.zoom.us/j/81147045838

Museu Expandido é um conceito em construção que convoca os museus para a perceção do território. A ação foi proposta pelo Conselho de Curadoria da candidatura da Covilhã à rede de cidades criativas da UNESCO, para implementar na Covilhã.

Aproveitamos assim este Dia Internacional dos Museus para debater "O Futuro dos Museus: Recuperar e Reimaginar", retomando propósitos e reinventando narrativas pela cidade da Covilhã. Reunimos nesta sessão, on-line, um painel com visões múltiplas, de curadores e de museus, convidando à partilha de ideias e projetos.

Partindo de uma introdução à museologia aberta ao território, por Luís Jorge Gonçalves, conversaremos em modo informal sobre visões múltiplas, nomeadamento do Museu de Covilhã e do Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior. O painel conta com a participação de Jorge dos Reis, Regina Gouveia e Rita Salvado, com a mediação de Francisco Paiva, diretor executivo da candidatura da Covilhã "A Cidade Criativa da UNESCO" em Design.

Painel:

Luís Jorge Rodrigues Gonçalves, Doutorado em Belas-Artes, ramo Ciências da Arte e do Património/Arqueologia, pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Professor Associado com Agregação da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Leciona no domínio da história da arte, museologia, curadoria, arqueologia e património. Tem trabalhos publicados sobre o património cultural da Beira Interior. A sua dissertação de mestrado intitula-se: “Castelos da Beira Interior na defesa de Portugal: séculos XII-XVI”. Investiga no domínio da história da arte, do design, da arqueologia, da espiritualidade na arte e das questões ambientais na arte. 

Jorge dos Reis, Professor Auxiliar na FBAUL onde fundou e dirige o Mestrado em Práticas Tipográficas e Editoriais Contemporâneas. Investigador integrado do Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes. A sua obra é extensa e diversa: faz design gráfico, tipográfico; expõe desenho e pintura. Colaborou com o designer Robin Fior e com o tipógrafo Alan Kitching. Frequentou o Conservatório Nacional na classe de canto de António Wagner. Licenciado em Design de Comunicação pela FBAUL, Master of Arts pelo Royal College of Art, mestre em Sociologia da Comunicação pelo ISCTE e doutorado pela UL. Integra o conselho científico ou executivo de várias revistas e congressos nacionais e internacionais. Foi professor visitante em universidades de vários países. 

Regina Gouveia, Vereadora com o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Covilhã. Licenciada em Comunicação Social, mestre e doutora em Ciência das Comunicação. Docente do Ensino Básico durante 15 anos e do Ensino Superior desde 1996. Como diretora da Licenciatura em Comunicação Multimédia, do Instituto Politécnico da Guarda, foi responsável por inúmeros projetos e eventos, nomeadamente de responsabilidade social. Consultora na área da Comunicação, participou na conceção gráfica e revisão de várias publicações institucionais / empresariais. É atualmente Vereadora em Permanência da Câmara Municipal da Covilhã com o pelouro da Cultura, bem como da Ação Social, Educação e Juventude, entre outros.

Rita Salvado, Diretora do Museu de Lanifícios. Professora Auxiliar da UBI. Doutorada em Engenharia Têxtil com doutoramento europeu (Portugal, França e Suécia), recebe o prémio científico The Fiber Society Student Award. Desenvolve investigação alavancada na sinergia entre Engenharia Têxtil, Design e Património, cooperando com empresas em projetos I&D e em ações de transferência de conhecimento, promovendo o desenvolvimento da indústria têxtil criativa e do turismo criativo. Premiada em 2019 com o Techtextil Innovation Award. Tem focado a dimensão projetiva do acervo do Museu, a disponibilização da ARQUEOTEX e a aplicação de tecidos e debuxos históricos no desenvolvimento de novos e criativos produtos e serviços educativo e de turismo cultural. Esta linha de trabalho articula-se com a dinamização da Rota da Lã – TRANSLANA, numa abordagem de valorização coletiva do património laneiro, aglutinadora de desenvolvimento sustentável.

Francisco Paiva, Director Executivo da Candidatura da Covilhã a Cidade Criativa da UNESCO em Design. Professor Associado da UBI, onde dirige o Doutoramento em Media Artes. Doutor em Belas Artes pela Universidade do País Basco, licenciado em Arquitectura pela Universidade de Coimbra e licenciado em Design pela Universidade de Lisboa. Foi investigador-visitante na Universidade de Bordeaux3. Dirigiu o curso de Design Multimédia durante 7 anos. Coordena o Grupo de Artes do LABCOM – Comunicação e Artes / UBI. Publica e expõe regularmente. É coordenador científico da DESIGNA, Conferência Internacional de Investigação em Design, das Jornadas de Investigação em Artes e da plataforma Montanha Mágica* Arte e Paisagem. Integra a CooLabora, cooperativa de intervenção social.

A participação é gratuita, basta aceder a https//:videoconf-colibri.zoom.us/j/81147045838.

A programação geral das atividades organizada pelos espaços museológicos da Rede Portuguesa de Museus está disponível no Website da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

Cartaz de divulgação do Museu e da DGPC.

Mais Informações:

Tel.- + 351 275241411 / E-mail: muslan@ubi.pt
Redes: Facebook.com/museu.delanificios * Instagram: @museudelanificios