PT | EN

 

Dia Internacional dos Museus 2019

Museus como Plataformas Culturais - Museus e Cidadania

O Dia Internacional dos Museus, celebrado anualmente em 18 de maio, foi instituído em 1977 pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, com o objetivo de promover uma reflexão sobre o papel dos Museus no seu desenvolvimento.

Este ano, foi divulgado como tema central “Os museus como plataformas culturais – museus e cidadania” que lança a reflexão sobre o papel dos espaços museológicos na “transposição das necessidades e opiniões das populações no seu território para um contexto global”, numa sociedade sujeita a constantes transformações. Para além do cumprimento da sua missão tradicional, como colecionar, conservar, comunicar, investigar e expor, cada vez mais os museus se concentram e envolvem nas comunidades em que se inserem definindo novas estratégias para atrair e ir ao encontro de diversos públicos. (DGPC, 2019).

Pode conhecer todo o programa de atividades do Dia Internacional dos Museus no site Património Cultural da Direção-Geral do Património Cultural, bem como o programa desenvolvido pelo Museu de Lanifícios para celebrar esta data, que inclui entradas gratuitas, e que a seguir se apresenta.

Ver Cartaz

Programa

9h30-12h | 14h30-18h

Entrada Gratuita nas Exposições Permanentes “Da Manufactura à Industrialização dos Lanifícios”

// Tinturarias Pombalinas da Real Fábrica de Panos (Séc. 18) > Rua Marquês d’Ávila e Bolama, Covilhã
// Real Fábrica Veiga: Industrialização dos Lanifícios (Séc. 19-20) > Calçada do Biribau, Covilhã

10h00 e 15h00 | Visitas guiadas

Visitas guiadas às Exposições Permanentes “Da Manufactura à Industrialização dos Lanifícios”

Local: Ponto de Encontro na Real Fábrica de Panos (Rua Marquês d’Avila e Bolama, Covilhã) e conclusão na Real Fábrica Veiga (Calçada do Biribau, Covilhã)
Duração: c. 1h30
Acesso: gratuito e para todas as idades

10h e 15h00 | Oficina têxtil para famílias e grupos

Oficina têxtil Ciclo da lã: da fibra lã ao tecido| Real Fábrica Veiga (crianças com mais de 3 anos)

Enquanto decorrem as visitas orientadas às 10h e às 15h, a Oficina têxtil da Real Fábrica Veiga está preparada para acolher as crianças que acompanham os adultos que irão visitar o Museu de Lanifícios. De forma lúdica e muito prática, nesta oficina explica-se o processo artesanal da transformação da lã em tecido recorrendo a várias técnicas que promovem o conhecimento sobre a origem e as qualidades desta fibra natural de origem animal, bem como o contacto com o museu, enquanto lugar de memórias sobre a indústria de lanifícios.

Mais Informações
Telefone: + 351 275241411/410| E-mail: muslan@ubi.pt | www.facebook.com/museu.delanificios