PT | EN

Tardes de Quinta no Museu

O trompe l'oeil barroco na igreja Menino Deus em Lisboa: métodos e técnicas

com Pedro Santos

Investigador e Professor na Faculdade de Artes e Letras da UBI

 

22 de março (16h00) | Real Fábrica Veiga (Auditório)

No próximo dia 22 de março, pelas 16h00, o investigador e professor de desenho e geometria nos cursos de design da Universidade da Beira Interior, Pedro Santos, irá desenvolver o tema “O trompe l'oeil barroco na Igreja Menino Deus em Lisboa: métodos e técnicas”.

A conferência incidirá na análise da pintura integrada do trompe l’oeil barroco da igreja do Menino de Deus em Lisboa e nos métodos e técnicas que os artistas provavelmente usaram para realizar a pintura ilusória nos sectores curvilíneos da abobada mista, formada por porções de superfícies cilíndricas secantes entre si.

Esta obra revela uma singular e complexa representação ilusória de arquiteturas representadas na cobertura da abóbada mista, realizada totalmente por artistas nacionais.Verifica-se nesta obra uma perfeita integração dessas arquiteturas simuladas com as arquitecturas reais existentes.

Foi analisada a pintura através da geometria, da análise laboratorial e do desenho, numa tentativa de encontrar indicadores que nos possibilitassem elaborar teorias sobre a concepção desta obra. Na primeira fase, realizou-se um levantamento gráfico geométrico do espaço arquitetónico da igreja e também do seu provável autor, o arquiteto João Antunes. Numa segunda fase, salienta-se a importância dos escritos existentes na tratadística daquele período.

O estudo contribuiu para clarificar as técnicas e os métodos possíveis que os autores poderiam ter utilizado para a realização do desenho subjacente desta magnífica pintura, representada segundo feixes excêntricos e que encontra paralelo noutras obras italianas e em tratados da época. Aborda ainda a própria obra arquitetónica, os autores da pintura da nave, obras contemporâneas e afins, a importância da tratadística da época e, por fim, a análise do escorço das figuras representadas nos quatro cantos da pintura tema inédito de estudo em Portuga

Nota biográfica

Pedro Santos, doutorado em Belas Artes na especialidade de Geometria pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Mestre em Desenho pela mesma Faculdade e licenciado em Design.

Entre outros temas, tem dedicado especial atenção às questões do Desenho e da Geometria.

Em 2011, reside em Londres onde inicia um projeto individual que passa por receber formação intenda de desenho ao vivo, com artistas formados nas mais prestigiadas academias italianas e americanas, onde a prática intensa e rigorosa do desenho segue os ensinamentos do passado, à semelhança das práticas desenvolvidas pelos grandes mestres.

Atualmente, é professor de Geometria e Desenho nos cursos de design da Universidade da Beira Interior.

Ver Cartaz


Local
Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior
Núcleo da Real Fábrica Veiga / Centro de Interpretação dos Lanifícios (Auditório)
Calçada do Biribau, s/n (ao Parque da Goldra), 6201-001 Covilhã -- Portugal
GPS: 40º 16' 37" N 7º 30' 29" W 

Tel.: 275 241 411 / 410 | E-mail: muslan@ubi.pt

Data
22 de março (quinta-feira) | 16h00

Acesso
Entrada Livre