PT | EN

 

Projeto Mala – Ferramentas para a Autonomia

 

A 9 de fevereiro, pelas 18h, na Coolabora, decorre a apresentação do projeto MALA - Ferramentas para a Autonomia, com demonstração de algumas oficinas “Aprender a Fazer 2023” que o Museu de Lanifícios irá dinamizar no âmbito do projeto.

OFICINAS DINAMIZADAS PELO MUSEU

Nos dias 11 e 25 de fevereiro, foram realizadas duas oficinas "Aprender a Fazer 2023": "Feltragem" e "Oficina da Lã", pelas formadoras Andreia Félix e Adriana Pereira. 

Nos dias 29 de abril, 27 de maio, 24 de junho e 29 de julho, decorreram as Oficinas de Croché, na Oficina Têxtil da Real Fábrica Veiga, com as formadoras Amélia Gomes, Andreia Félix, Erieth Joaquim (CrochetMamuxa) e Lívia Ribeiro.

As inscrições são gratuitas mas obrigatórias e podem ser efetuadas pelo e-mail coolabora@gmail.com, diretamente através do link  https://forms.gle/DKZd3ebk38gSqfjk8 ou na própria sede da Coolabora.

PROJETO MALA - FERRAMENTAS PARA A AUTONOMIA

Esta iniciativa destina-se prioritariamente a sobreviventes de violência doméstica, migrantes e pessoas em situação de pobreza e tem por objetivo contribuir para a criação de maior autonomia económica, através do desenvolvimento de saberes-fazer relevantes para a vida quotidiana. Vai contribuir para a criação de maior autonomia económica, através do desenvolvimento de saberes-fazer relevantes para a vida quotidiana e prevê a realização de oficinas tão diversas como saboaria artesanal, feltragem de lã, reparação de eletrodomésticos ou de mobiliária, hortas biológicas, etc.

A MALA é fruto de uma parceria entre a CooLabora que coordena o projecto, a Santa Casa da Misericórdia da Covilhã, sobretudo responsável pelo encaminhamento de migrantes e a Universidade da Beira Interior, quer através da Vice-Reitoria para a Responsabilidade Social que tutela as questões relacionadas com migrantes quer com o Museu de Lanifícios que assumirá a dinamização de algumas das oficinas.

A MALA – Ferramentas para a Autonomia vai ainda produzir alguns vídeos DIY e um documentário sobre a metodologia inovadora que o projecto propõe.

O projeto é financiado pelo programa Cidadãos Activ@s, dos EEAGrants, geridos em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto.

Ver Cartaz de Oficinas do Museu

Mais informações : Coolabora | Tlm 962858453 (Chamada para a rede móvel nacional)

Saiba + em: https://coolabora.pt/2023/01/25/mala-ferramentas-para-a-autonomia/