PT | EN

 

Trienal Internacional de Design da Covilhã

21de março a 21 de junho de 2025

Decorre durante os meses da Primavera a Trienal Internacional de Design da Covilhã, uma iniciativa municipal desenvolvida no âmbito do Plano de Ação das Cidades Criativas da UNESCO na área do Design, estatuto que a cidade obteve em 2021.

A iniciativa, que destaca e debate, a nível global, as melhores práticas do design como ferramenta de mediação entre os setores produtivos, os serviços e os territórios onde atuam, inicia a 21 de março (sexta-feira) e prolonga-se até dia 21 de junho. A inauguração prevê um plano de atividades que decorre ao longo de três dias (21, 22 e 23 de março) em vários pontos da cidade, incluindo na Universidade da Beira Interior (UBI), nomeadamente no Museu de Lanifícios e na Biblioteca Central.

A Trienal do Design da Covilhã no Museu de Lanifícios | 21 de março a 21 de junho

A exposição desdobra-se em dois espaços distintos, Núcleo da Real Fábrica de Panos e Núcleo da Real Fábrica Veiga, explorando duas grandes áreas temáticas ligadas à tradição e à inovação na indústria dos lanifícios:

Histórias Coloridas. Tingir com Receitas de Outros Tempos

📍Real Fábrica de Panos

🖊Curadoria: Rita Salvado, com a co-curadoria dos Investigadores do projeto REVIVE

Apresenta uma abordagem visual e informativa ao uso da cor nos têxteis regionais, desde as tonalidades naturais da lã aos corantes de origem vegetal e animal. A partir de documentos históricos, revisitou-se receitas do século XVIII, revelando os segredos dos mestres tintureiros e demonstrando o potencial do tingimento com corantes naturais.

Histórias Tecidas. Do Debuxo e do Cardado Covilhã

📍Real Fábrica Veiga 

🖊Curadoria: Rita Salvado, com a co-curadoria Ana Luísa Vidal e Helena Correia

Esta exposição explora o impacto do debuxo nos têxteis do quotidiano, permitindo ao público compreender a complexidade do design têxtil e a sua relação com a funcionalidade e a estética. A reflexão sobre os processos de fabrico dos lanifícios valoriza as propriedades singulares dos tecidos de lã e incentiva um consumo mais informado e sustentável.

A exposição estará patente até 21 de junho, acompanhada de uma programação complementar de workshops e seminários dedicados à arte do tingimento e à estrutura dos tecidos.

A Trienal, elemento central da estratégia do município na Rede de Cidades Criativas da UNESCO, pretende ser um evento transformador e disruptivo orientado para a promoção de uma cultura de design na cidade e na região e uma referência no calendário nacional de design, impulsionando a divulgação e o debate sobre design, inovação e criatividade em diversas disciplinas e territórios, fortalecendo a identidade do território como um polo de inovação e sustentabilidade.

Mais informações:
www.museu.ubi.pt | https://trienaldesigncovilha.pt/programa_2025/